Como e por que ativar o IPv6 em meu site ou serviço na Internet?


Você cuida de um site ou serviço na Internet?
Será que a transição para o IPv6 pode trazer problemas?
Como lidar com ela? 
É o que vamos tentar descobrir: este video explica: 
"Como e por que ativar o IPv6 em meu site ou serviço na Internet?"


Clique no link abaixo e assista o vídeo em tela cheia:

https://www.youtube.com/embed/OglbsbunwM8





O que é o IPv6?



IPv6 é abreviação de Internet Protocol version 6 ou, em português, Protocolo Internet versão 6.

Pode-se dizer que um protocolo consiste num conjunto de regras que permitem a comunicação entre dispositivos. Grosso modo, protocolo é uma “linguagem”. O Protocolo Internet, ou IP, foi criado para permitir a comunicação entre diferentes redes de computadores. O IPv4 tem sido usado na Internet desde 1983.

O IPv6 é o sucessor do IPv4. Ele foi desenvolvido ao longo da última década com essa finalidade. Hoje ele é um protocolo maduro, com algumas vantagens em relação ao IPv4, e suportado pelos principais equipamentos e programas de computador. Sua implantação na Internet já está em andamento.

Prevê-se que ambos, IPv4 e IPv6, funcionem lado a lado na Internet por algum tempo. Mas, a médio ou longo prazo, o IPv6 substituirá o IPv4.


Se compararmos o endereço IP com o endereço de uma casa, com a adoção do IPv6 será como se todas as casas ganhassem um número novo, mas diferente do antigo. Por exemplo, que fosse, ao invés de um número simples, um código baseado em números e letras. Dessa forma as casas teriam ainda seu número antigo e o novo código: eles não se misturariam ou se confundiriam, porque seriam diferentes. Ambos poderiam ser usados para se chegar a um determinado destino… Quando todas as casas recebessem o novo código o antigo poderia, finalmente, ser deixado completamente de lado, pois não teria mais utilidade.


Dúvidas? 

Acesse o link abaixo e saiba mais sobre este assunto:

http://ipv6.br/entenda/transicao