15 coisas que você deve prestar atenção antes de começar um negócio

Você quer entrar no empreendedorismo e começar seu negócio? Aqui estão algumas coisas que você precisa fazer antes.
Está tudo pronto para você mergulhar fundo no mundo do empreendedorismo e começar o seu negócio. Sem sombra de dúvidas, esse é um momento emocionante e certamente muita coisa está passando na sua cabeça agora.
Mas calma, existem algumas coisas que você precisa saber antes de mergulhar de cabeça nisso.

01. Um plano de negócios

Mesmo que esteja tudo esquematizado, você ainda está sujeito a encontrar alguns contratempos e obstáculos em alguma parte do processo.
Tirar um tempo para planejar cuidadosamente seu negócio irá te ajudar a se manter no caminho durante os estágios iniciais do lançamento da sua empresa e irá forçá-lo a considerar alguns aspectos que antes passaram pela sua cabeça.
Obviamente, você não é obrigado a ficar preso a todos os detalhes do seu plano de negócios. Ele vai estar lá apenas para servir como forma de consulta enquanto você está recebendo orientações.
02. Finanças
Ter dinheiro suficiente é, sem dúvidas, o aspecto mais importante para começar um negócio. Sem um investimento adequado, você terá uma grande dor de cabeça para tirar o seu plano do papel e a sua sustentabilidade será praticamente impossível.
Você está preparado financeiramente? Quanto vai precisar no primeiro ano? Você tem alguma área de manobra para o caso de um contratempo?

03. Legalidades

Uma das coisas que mais desanima os candidatos a empresários ao começar um negócio é a quantidade aparentemente infinita de assuntos legais envolvidos no processo.
Quer se trate de assegurar que as operações respeitam as leis federais e estaduais e não infringir a propriedade intelectual ou as leis trabalhistas, há uma infinidade de questões legais para resolver antes de você fazer o seu primeiro centavo.

04. Licença do negócio

Dependendo do local e da natureza do seu negócio, você vai precisar obter uma licença ou outras permissões.
Os requisitos exatos podem variar consideravelmente, sendo assim, será necessário que você consulte este recurso para obter mais informações.

05. Taxas

Lidar com taxas certamente não é a coisa mais simples do mundo, porém se manter em dia com suas obrigações financeiras não deixa de ser essencial se você deseja permanecer no seu negócio e se prevenir de grandes penalidades fiscais.
Consequentemente, isso é algo que você vai querer dominar e estar por dentro.
06. Encontrar um bom contador
A não ser que você seja um expert em contabilidade e entenda tudo sobre isso, você irá precisar contratar um contador para te manter no caminho certo.
Ele não só vai garantir que você está compatível com as exigências, como também pode te ajudar a encontrar alguns benefícios fiscais que podem maximizar a sua rentabilidade.

07. Equipamentos

Você precisa de algum equipamento específico, como Sistema POS, caixa registradora, prateleiras e etc.? Mais importante ainda, você tem reservas suficientes para comprar estes itens?
Se o seu negócio é online, talvez isso não seja um problema para você. Mas se você está tocando uma loja física, você vai precisar cobrir essa necessidade.

08. Tecnologia

Computadores, tablets, licenças de software e aplicativos são hoje partes integrantes de pequenos negócios. Exatamente por isso, você precisa descobrir quais deles serão essenciais para suas operações.

09. Funcionários

Você está planejando ficar à frente do negócio e tocá-lo sozinho? Ou você vai precisar de alguns funcionários para ajudar a manter as coisas funcionando?
Se você escolheu a segunda opção, então você vai precisar determinar como encontrar estes funcionários, bem como as qualidades/habilidades que eles deverão possuir, quanto você estará disposto a pagar, como vai lidar com folha de pagamento, etc.
10. Um site
Nos dias de hoje, até mesmo a velha guarda, mães e empresas em evidência têm websites. Mesmo que você seja completamente off-line, aquele que gosta de fazer negócios ao modo antigo, você provavelmente vai querer algum tipo de presença online.
Sendo assim, você vai precisar descobrir a logística no caso de ter que fazê-lo sozinho ou contratar um profissional e decidir o quanto você quer investir no seu site.

11. Hospedagem

Não se esqueça da hospedagem para suas soluções online (website, e-commerce e etc.). Qual tipo de pacote você quer? Quanto você está disposto a pagar anualmente?

12. Branding

Desenvolver uma boa marca é uma questão inegociável se você quer que o seu negócio prospere no meio da grande massa. Entender os princípios de uma marca eficaz e os passos necessários para o processo é essencial. Você pode aprender mais sobre neste guia do Quick Sprout.

13. Estratégia de marketing

Existem tantos caminhos de estratégias de marketing online para pegar, que para novos empresários pode até ser um pouco esmagador.
Quais canais funcionam melhor para o seu negócio? Como você pode melhor atingir seu público? Qual é o seu orçamento para investimento em marketing?

14. Redes sociais

Redes sociais são uma parte integrante do marketing, da marca e do desenvolvimento do relacionamento com o público.  Sendo assim, será interessante que você seja ativo em pelo menos uma ou duas redes sociais.
Por isso é importante que você faça uma pesquisa de qual rede usar. Seria o Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, Pinterest, Tumblr ou quem sabe uma combinação delas?
15. Otimização de Site
Se os clientes não estão conseguindo encontrar você através de buscas, certamente você está falhando na hora de fazer suas publicações.
Nos dias de hoje, você precisa saber pelo menos o básico sobre SEO e fazê-lo “em casa” ou quem sabe contratar alguém para gerenciar isso pra você.

Conclusão

Com ambição e motivação, sem dúvidas você pode arrasar como empresário. Mas você precisa analisar bem esses detalhes e ter um plano viável antes de colocar seu objetivo em ação.